Os sacires, ou sacis, como também já foram chamados, são criaturas calmas e pacíficas, que vivem em comunidades agrícolas nos campos de Belamata, Amazara, Rio de Prata e Maradizo. Com certa frequência, alguns podem abandonar a vida rural e migrar para a cidade, em busca de dinheiro e aventuras, mas é fato que eles são apaixonados pela vida simples e preferem a paz, o silêncio e a calmaria.
São muito ligados à natureza, tornando-se grandes defensores de suas terras, quando necessário. Há registros na História de Terra Brasilis alegando que sacires já pegaram em armas quando ameaças externas rondaram suas comunidades, afetando o estilo de vida dos moradores.
Tanto que, durante as primeiras guerras, lutaram em prol da Coalizão e ajudaram os exércitos dos humanos e huinãs a expulsar os soldados élficos de Arcthrus, que dominavam o leste e o sul do continente. Como retribuição, ganharam o título de Povo Livre e o direito de continuar vivendo em suas pequenas vilas.
Não se sabe muito sobre a forma como eles se organizam social e economicamente. Muito disso se dá pelo desinteresse do Império pelas raças menos relevantes para a macropolítica do continente. O único consenso entre os poucos antropólogos que se dispõem a estudá-los é que eles vivem em clãs familiares, regidos pelo membro mais velho.
Os sacires são pequenos em altura, variando entre 1,20m e 1,40m. Possuem a pele escura e cabelos e suas orelhas são longas e pontudas, quase sempre adornadas com brincos extravagantes. Vivem aproximadamente dois séculos e, durante todo esse tempo, dedicam-se às atividades do campo.
São os maiores produtores de tabaco do Império e muitos dizem que eles também são os maiores consumidores. Apesar de apreciarem e desenvolvem bebidas alcoólicas, como licores de frutas e cachaça de cana-de-açúcar, costumam se embebedar com muita facilidade, o que resultou em leis e proibições em centros urbanos.
Também possuem uma grande aptidão para quase todos os tipos de Magia, o que também fez com que muitos sacires fossem requisitados pelo Império para trabalhos específicos. Um deles é Izakar, um mago sacire muito poderoso que trabalha para a família de Eduin Nondill. Ao longo de seus muitos anos de serviço, ele acumulou um poder e uma influência quase ilimitada nos altos círculos de Terra Brasilis.
