Tamarins são pequenas criaturas de aparência simiesca, originários das grandes florestas de Terra Brasilis. Nativamente, não são encontrados em nenhum outro lugar do planeta, mas é sabido que possuem parentescos com outras espécies mais antigas, vindas da Ásia e de regiões remotas da Polinésia.
Sua característica mais marcante é a penugem dourada em formato de juba que toma boa parte da cabeça dos indivíduos, tanto das fêmeas quanto dos machos. Segundo estudos recentes, eles costumam exibir essas jubas com orgulho e elas também exercem certa demonstração de saúde e status social dentro da sociedade nativa.
Um assunto que já foi discutido a exaustão entre os cientistas é a possível ligação entre os tamarins e os micos-leões-dourados, uma espécie de primata que também é endêmico de Terra Brasilis. Essa comparação gerou revolta por um bom tempo, mas hoje é largamente aceita. Exceto pelos tamarins, é claro.

Sabe-se que eles possuem uma cultura complexa e tribal, com rituais específicos de matrimônios monogâmicas e disputas territoriais. Porém, com a migração de muitos deles para as cidades, foram perdendo essas características e absorvendo o modo de vida dos humanos e dos elfos. A mudança mais acentuada no comportamento dos tamarins foi a utilização de roupas, algo que eles repudiaram durante boa parte da vida.
Mas, com o surgimento do Império, não tardou até que os tamarins fossem submetidos à Lei do Degredo. O real motivo nunca foi divulgado, mas muitos acreditam que está ligado a desconcertante semelhança biológica entre eles e os humanos. Essa simples possibilidade deixou o Imperador da época tomado pelo ódio.
Alguns períodos de caçada contra os tamarins foram realizadas, mas eles nunca foram totalmente extintos. E embora tenham preferido voltar para as florestas, ainda é possível encontrar alguns deles escondidos em cortiços e vagando por ruas desertas durante a noite, aceitando os serviços mais escusos para conseguir algum dinheiro.