Sobre Magos, Bruxos, Feiticeiros e todos os tipos conhecidos de magia

A Magia é assunto complexo de ser debatido em Terra Brasilis. Em menor escala, ela é usada em praticamente todos os lares do continente, seja em pequenos rituais e simpatias que passam de pai para filho.

Dessa forma, pode-se acreditar que ela assumiu um caráter simplório com o passar dos anos. Mas a verdade é que, embora a magia realmente possa ser realizada por pessoas sem estudos teóricos, conhecimentos ocultos ou habilidades psicológicas, atingir um nível real de proficiência exige estudo aprofundado e muita prática.

Isso porque há tipos distintos de magia, usados por pessoas diferentes e para fins diferentes. A Academia Aruanan de Feitiçaria e Magia Arcana, principal organização a estudar e catalogar fenômenos mágicos no continente, classificou cinco formas possíveis de se utilizar de poderes mágicos. Cada uma delas exige um nível diferente de estudo, de materiais utilizados e entrega por parte do usuário.

Encanto

A forma de magia mais comum é chamada de Encanto. Seus realizadores são chamados de encantadores ou de bruxos, como é mais comum. É considerada simplória pelo fato de não exigir estudo ou conhecimento prévio. Tudo que o utilizador precisa é dos ingredientes corretos para a poção e das orações correspondentes ao fim desejado.

Dito isso, é preciso explicar que os usuários dos Encantos não são capazes de controlar a magia propriamente dita, uma vez que eles sempre precisarão dos ingredientes. Ainda assim, esse tipo de magia é muito útil em algumas situações e representa um dos mercados de trabalho mais amplos das grandes cidades.

Pensando em defesa pessoal, é importante entender que esse tipo de magia não é muito eficiente, uma vez que não há Encantos de ataque direto. Ainda assim, é possível corromper alguns deles e utilizá-los como arma, mas isso exige muito esforço.

Bruxo estudante do Encanto | Créditos: Mundo Lendário

Molda

A Molda é a magia em seu estado mais puro e os seus utilizadores são chamados de moldadores. Eles não precisam de ingredientes ou de orações para usar a Molda, mas também não são capazes de passar adiante esse poder ou de usá-lo de uma forma diferente, além da original.

Basicamente, a Molda é o controle sobre certos elementos da natureza. São eles o Ar, a Terra, a Água e Fogo. Não se sabe o motivo, mas apenas os kaiporas são capazes de usar esse tipo de magia, que não pode ser ensinada ou aperfeiçoada em nenhum tipo de Academia ou Liceu.

Moldadores são extremamente raros e vistos com certa desconfiança por boa parte da sociedade, principalmente pelos elfos, que são incapazes de manipular a Molda.

Durante a Guerra do Degredo, os kaiporas foram aliados dos curupiras. Por esse motivo, o Imperador criou uma medida chamada Labor Imperatus que obrigava todos os moldadores a servirem ao governo por um período de oito anos. Essa lei segue em vigo até os dias de hoje e é o maior motivo de discórdia ente os kaiporas e o governo.

Um moldador da Construção Civil | Créditos: Mundo Lendário

Feitiçaria

Os Feitiços representam um nível avançado de utilização de magia, que só pode ser aprendido em escolas criadas especificamente com este fim. Em Terra Brasilis, a escola mais famosa e prestigiada é a Academia Aruanan de Feitiçaria e Magia Arcana, que é comandada pelo mago Joaquim Thalassius Mendes. Esta escola prepara utilizadores das artes mágicas desde a infância, tendo ganhado muito prestígio no Império.

Os realizadores deste tipo de magia são chamados de feiticeiros. Os feiticeiros podem realizar praticamente todos os tipos de magia, mas, para isso, precisam decorar orações, mantras e movimentos corporais. Ainda que muitos consigam desenvolver seus próprios feitiços, boa parte dos praticantes precisa recorrer a grimórios e livros de feitiços.

Muitos feiticeiros usam varinhas, cajados ou algum outro objeto canalizador, uma vez que este nível de magia exige muita prática e experiência.

Uma feiticeira de combate | Créditos: Mundo Lendário

Magia Arcana

As artes arcanas representam a mais poderosa forma de magia existente. Os realizadores são chamados de magos. Eles não apenas consegue controlar a magia, como também são capazes de criar seus próprios feitiços e encantamentos. Estes estudiosos dedicam grande parte da sua vida aos estudos avançados e frequentes.

Justamente pelo tempo de aprendizado necessário, há poucos magos humanos, sendo um trabalho quase restrito aos elfos. Também são muito comuns em templos e palácios, onde contratados para criar feitiços de defesa ou para oferecer suporte a exércitos.

O mago mais conhecido de Terra Brasilis é o sacire Izakar | Créditos: Mundo Lendário

Magia Necromancial

Por fim, temos a mais perigosa de todos os tipos de magia. Sua utilização é proibida por quase todas as instituições que regem a artes mágicas, exceto para fins de estudo. Ainda assim, a Magia Necromancial exige cuidados específicos e burocráticos processos controlados por membros de alto escalão do Império.

Os realizadores são chamados de necromantes e, quase sempre, são criaturas consumidas pelas trevas. No geral, a Magia Necromancial está relacionada com artes que envolvem a comunicação e a interação com criaturas mortas, daí a origem do nome.

Já foi mais comum há alguns anos, mas alguns incidentes perigosos, como o surgimento de pragas e doenças mágicas, bem como uma terrível infestação de mortos-vivos, fez com que o Imperador sancionasse leis específicas de controle. De todas as formas de magia, é a única que sempre deixa rastros nos seus utilizadores, uma vez que sua principal fonte de energia é a própria vida do necromante.

Os utilizadores deste tipo de magia tornam-se pálidos e precisam recuperar a energia consumida de alguma forma. Muitos deles recorrem ao vampirismo e esse é mais um dos motivos para a proibição.

Necromantes corrompidos pelo poder das trevas | Créditos: Mundo Lendário

que o sol de terra brasilis sempre brilhe em você!

Seja muito bem-vindo ao grande continente de Terra Brasilis, nobre viajante. Aqui você encontra um mundo rico em culturas e povos, repleto de locais inexplorados, aguardando algum disposto a desbravar. Nossas cidades são monumentais e nossos bosques são vastos e cheios de vida. Mas não recomendamos que você tente visitá-los durante a noite, sem o auxílio de alguém mais experiente. Há perigos rondando em todas as esquinas, abaixo de todas as árvores, escondidos em todos os arbustos. Por isso, escolha bem as suas armas, atualize seus encantamentos e prepare-se para viver a maior aventura de sua vida!

Equipe do Mundo Lendário
Equipe do Mundo Lendáriohttps://mundolendario.com.br/
O Mundo Lendário foi trazido até você pela Storify em parceria com o escritor Matheus Prado. Aqui você confere informações exclusivas e as últimas notícias sobre este maravilhoso universo e os livros do autor.

artigos relacionados

para saber +

mais lidas de hoje