Uma das coisas mais incomuns encontradas na Floresta Amazônica, na região de Amazara, são as chamadas “Casas Vivas“, construções utilizadas por kaiporas que possuem a capacidade de se locomover por grandes distâncias no meio da floresta.
Uma única Casa Viva pode abrigar dezenas de indivíduos, sejam eles de uma ou mais famílias. A casa também fornece um estoque limitado de água pura e comida vegetal, como ervas e hortaliças, principalmente quando estacionada perto de algum rio ou lado.

Sabe-se que essas moradias podem galgar grandes distâncias em um único dia e percorrer centenas de quilômetros antes de precisarem parar para descansar. Os números exatos dessas destas distâncias, porém, nunca foram revelados pelas kaiporas.
Não se sabe ao certo como elas são construídas, mas é fato que há muita magia envolvida no processo. Muitos magos da Academia Aruanan de Feitiçaria e Magia Arcana de Terra Brasilis já tentaram replicar o feito, mas sem sucesso. As kaiporas, por sua vez, nunca revelaram o segredo.
Em duas ocasiões, uma Casa Viva já foi vista no interior do Parque Ibirapuera, em São Paulo. Ainda assim, buscas extensas na região não revelaram a localização da habitação.