As queixadas são um tipo de porco do mato muito feroz, temido pelos caçadores devido ao som que produz com suas poderosas presas. Muitas vezes, acabam sendo mais temidos do que grandes mamíferos, devido ao grande número de espécimes vivendo pelas matas de Terra Brasilis, em praticamente todas as regiões do continente.
Ainda que muitas raças tenham tentando domesticar as queixadas, como homens e anões, apenas as kaiporas conseguiram este intento, usando-as montarias, uma vez que elas chegam a quase dois metros de altura. Porém, elas não revelaram se fizeram isso por meios mágicos ou mundanos.

Também é sabido que os anões do Sul cruzaram queixadas com outros tipos de porcos para criar os Takhrazu, animais que utilizam como montaria e como força de trabalho.
As queixadas não possuem nenhum poder mágico aparente ou inteligência aguçada, ainda que sejam capazes de entender o que as kaiporas dizem e consigam realizar tarefas complexas, como decorar trilhas e construir pequenas barragens em rios.
Suas presas possuem um alto valor de mercado, mesmo que se tornem quebradiças quando separadas do animal. O valor se dá apenas pela dificuldade em se obte-las, devido à força e a voracidade dos animais. Quando soltas na natureza, vivem em pequenas varas constituídas por dois ou três machos e dezenas de fêmeas.