Jaulers são seres monstruosos, comumente confundidos com trolls, embora não pertençam a mesma espécie. Normalmente, alcançam algo entre quatro e cinco metros de altura, mas há registros de jaulers que passaram dos sete metros. Os primeiros registros sobre jaulers remontam aos primeiros séculos da colonização humana, mas eles eram muito diferentes, naqueles dias.
Depois de um longo período de domesticação, quando eram utilizados na construção civil e como ferramentas de guerra, passaram pelas primeiras modificações corporais estimuladas pela Magia Arcana. Esse processo foi largamente intensificado com o surgimento do Império e a criação da Academia Arcana Imperial. Sofreram todos os tipos de transformações, movidas pelo intuito de criar seres úteis e baratos. E a modificação mais aparente também motivou o nome pelo qual a raça atende nos dias de hoje: a jaula localizada no tronco, entre o tórax e o abdome.

Como essas criaturas perderam a capacidade de se reproduzir naturalmente, são produzidos em laboratório, misturando biologia e magia. As jaulas são inseridas pelos magos logo nas primeiras semanas de vida, para evitar que o corpo as rejeite. Com esse apetrecho, os jaulers passaram a ser utilizados pela polícia como prisão temporária para os criminosos apreendidos.
Muitos biológos dizem que os magos realizaram um trabalho medíocre e até mesmo criminoso, uma vez que os corpos dos jaulers se tornaram grotescos. Eles possuem pernas curtas demais em relação ao tronco e braços anormalmente longos, lembrando um gorila disforme. Também são dotados com a capacidade de se alimentar da força vital dos confinados na jaula, fazendo com que percam a disposição para tentar fugir. Em casos extremos, consomem tanta energia vital que os suspeitos se transformam em zumbis sem consciência.
Muitas organizações de direitos civis fazem campanhas contra a utilização dos jaulers. Mas o fato é que eles ainda são o método mais seguro de se transportar os criminosos, além do teleporte, que é bem mais caro. E como o Império não está disposto a gastar dinheiro com degredados, os jaulers continuam sendo usados.