Os orcades, também chamados de orcs em algumas regiões, são seres inteligentes, poderosos e totalmente incompreendidos. Ainda que possuam um forte tendencia para a violência, motivada pelos costumes tribais aos quais muitos estão submetidos, possuem personalidades complexas e atitudes distintas.
Algumas variações biológicas podem ser encontradas entre as espécies de orcades, principalmente algumas relacionadas com a cor da pele. Embora a maioria possua peles que variam em tons de verde e cinza, também é possível encontrar espécimes com peles totalmente pretas ou totalmente brancas, sendo estes últimos absurdamente raros.

Orcades vivem em grandes comunidades regidas por um chefe e um xamã. São fortemente ligados aos poderes ocultos, embora não sejam muito habilidosos no uso da magia. Mesmo assim, tornaram-se eficientes em desenvolver e corromper Encantos e Feitiços pensados para o campo de batalha.
Os orcades foram a segunda raça submetida à Lei do Degredo, logo depois dos curupiras. O motivo para tal punição nunca foi amplamente discutido, mas é fato que pouco mudou na vida de qualquer um. Eles já tidos como inimigos, mesmo quando ainda viviam escondidos nas florestas.
Muitos orcades trabalham como mercenários para o próprio Império, caçando criminosos e inimigos políticos. Em troca, recebem um salvo conduto para caminhar livremente e frequentar certos lugares, como bordéis e boates. Nenhuma outra raça degredada recebeu tal direito e isso também nunca foi discutido.
