Os minotauros são apenas uma das muitas espécies híbridas encontradas em Terra Brasilis. A primeira aparição dessa raça não pode ser rastreada, mas sabe-se que eles não são nativos do continente, tendo vindo da Europa, mais provavelmente.
Há mais de um tipo de minotauro, mas a espécie mais comum é a que exibe um corpo humanoide e cabeça bovina, geralmente semelhante a de um touro ou bisão. Ainda assim, é comum que se encontre seres com uma configuração oposta, com um corpo quadrúpede semelhante ao de um boi e uma cabeça quase humana.

Os minotauros sempre foram uma importante força de trabalho para o Império, devido a força física assustadora e a grande lealdade que desenvolveram aos elfos. Não se sabe o que levou a essa lealdade, mas eles já se provaram dispostos a entrar em guerras desconhecidas, apenas para manter a relação de amizade.
A lealdade é um dos atributos mais importantes para um minotauro. A desonra e a vergonha que ela traz é considerada mais perigosa do que a própria morte. Por esse motivo, a expressão “honrado como um minotauro” tornou-se comum em Terra Brasilis. Ao mesmo tempo, essa busca incessante pela justiça fez deles criaturas tolas, desnecessariamente conservadores e facilmente enganáveis.
Em Terra Brasilis, são tidos como Peregrinos, gozando do direito de trabalhar e realizar transações comerciais. Ainda assim, não possuem direitos civis garantidos.
